Monday, October 16, 2006

Catástrofe cujas dimensões são superiores às da explosão de uma bomba nuclear ou "a televisão nacional"...

A propósito de um post que li (e comentei) no blog de um amigo pareceu-me por bem vir, por este meio, manifestar o meu profundo desagrado ante a tristeza dos programas da nossa televisão!

(para quem não tiver paciência de ler isto até ao fim há uma conclusão em que tudo está dito em duas linhas! Obrigado pela vossa atenção!)

Por exemplo, durante a manhã a RTP ( que aínda é o canal menos mau...! ), a SIC e a TVI apresentam-nos um leque variadíssimo de programas, todos absolutamente diferentes!!! - estou a ser irónica! - "A Praça da Alegria", "Fátima" - que, coitada, não passa de uma tentativa falhada de "Oprah Winfrey" - e "Você na TV" são os programas que animam as manhãs da população portuguesa! (na dois passam os desenhos animados e "as pistas da blue" - Jesus, que deprimente!)
Como se este cenário não fosse suficiente mau, a saga destes programas fantásticos continua pela tarde na companhia simpática do Malato, da Merche, da Rita Ferro, etc.
No entanto, tudo isto é aínda superável quando começa a maratona das telenovelas! Desde sempre que a RTP e a SIC - à excepção de "floribella" - , têm vindo a manifestar um interesse enooorme (tão enorme que é assim desde que me lembro!) pela apresentação de novelas brasileiras! A coisa consegue melhorar quando as novelas não são brasileiras, mas sim mexicanas, argentinas ou venesuelanas e se econtram dobradas para o tal brasileiro! Quanto tal acontece, a pobre da tia da cunhada do irmão do tio do neto do primo, que matou o marido e que tem um caso com o marido da melhor amiga - a quem mataram o filho - continua a mexar os lábios enquanto não se ouve rigorosamente nada! Sim, porque ela já berrou "sacana" e "cafageste" há 10 segundos, mas a boca continua a mexer...! Enfim..!
Novelas deste género até à hora de jantar!
Seguem-se as notícias e depois.....
MAIS NOVELAS! Desta vez, aposta-se na produção nacional e dão logo umas 2 ou 3 de enfiada! É uma alegria! Quer dizer, uma pessoa atarefada e com uma vida ocupada que queira acompanhar uma novela não consegue porque a certa altura começa a trocar os personagens todos e a baralhar as histórias!(Mentes ocupadas...) No entanto, não há drama se chegar atrasado para a novela! Ao fim de semana tem o compacto dos episódios da semana que passou!Isto é aproximadamente 5 horas de novela!!! REJUBILEMOS!
Há, aínda aquele belo programa do "canta por mim" em que vão quatro figuras semi-públicas ganir para arranjar fundos para apoiar pessoas com problemas financeiros, de saúde, entre outros...Só podia ser uma das belas iniciativas da TVI! não faço comentários! Vou limitar-me, apenas, a citar o caríssimo João Ginete: "Canta por mim... ou então dá-me um tiro, se puder ser."
Finalmente, podo dar-se o caso de nos quatro canais nacionais estarem a dar os magníficos anúncios publicitários!!! Melhor que isto, das duas, uma: ou quando um anúncio está a dar ao mesmo tempo em mais que um canal, ou quando assim que acabou de dar um anúncio, mudamos para outro canal e o mesmo anúncio está a dar outra vez!
Maravilhoso..!

Resumindo e concluíndo: a televisão nacional não passa de um atentado à minha inteligência, paciência e sanidade mental!

E depois aínda se queixam do estado em que se encontra o país!
O POVO NÃO LÊ!!! É um facto!!!
Estavam à espera do quê?! De uma cambada de intelectualóides?!
O povo só quer é novelas, Fátima Lopes, Goucha, Merche e Malato!!!
É que nem vale a pena dizerem nada!
E estando perfeitamente conscientes disso, em vez de procurarem uma forma de transmitir qualquer coisa MINIMAMENTE INTELIGENTE através daquela caixinha que todos temos em casa, não...

Por amor de Deus, tirem-me deste filme!

Sunday, October 08, 2006

Teste de Português... Fernando Pessoa - ortónimo

Não escrevo há imenso tempo, realmente tem sido um descuido tremendo da minha parte... Peço, desde já, desculpa por isso! (recentemente um amigo meu apontou-me que eu por tudo e por nada peço desculpa... até pelas coisas mais banais! Bem, o facto é que não o consigo evitar! Desculpem, mas é assim mesmo..!)
Achei que era bastante apropriado deixar aqui um poema de Fernando Pessoa (o nosso "Nandinho") visto que amanhã tenho o meu primeiro teste de português enquanto aluna do 12ºano - uuhh, que responsabilidade! - cujo tema é "Fernando Pessoa - ortónimo".
Por acaso sinto-me bastante confiante em relação ao teste, já que me identifico com muito daquilo que o genial Nando (enquanto ortónimo!) dizia nos seus poemas.
Desta forma, cá deixo aos meus leitores um poema que gosto muito!


Isto

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está de pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!

Fernando Pessoa