Admiro-a IMENSO e ambiciono um dia vir a tocar 1/50 daquilo que ela tocava! (sei que alguém vai dizer que só depende de mim...!)
GUILHERMINA SUGGIA!!!
Apesar de fisicamente ser medonha (dizem que a "Princesa" era horrorosa!), era linda e tocava brutalidades!!!
Tenho um CD com umas gravações dela (claro que as gravações são muito fatelas - foram feitas nos anos 20! - mas para o tempo não estão muuuito mal! ), em que dá para ver o quão fabulosa ela era!
(ela não tem mais CD's, por isso, se quizerem ter uma ideia:
Suggia plays Haydn, Bruch and Lalo
edição - DUTTON
Pequena Biografia:
Nascida em 1885 no Porto, numa família da classe média com gostos musicais (o pai era violoncelista e a irmã mais velha pianista), Guilhermina Suggia começou a tocar violoncelo aos cinco anos. Como criança prodígio, ganhou fama no Porto e estudou algum tempo com Pablo Casals antes de obter, aos 16 anos, uma bolsa de estudo para o Conservatório de Leipzig, onde estudaria com Julius Klengel e teria como condiscípulos, entre outros, Emanuel Feurmann, Gregor Piatigorsky e William Pleeth.
Em 1903 tocou com êxito o seu concerto de graduação no Gewendhaus de Leipzig passando os anos seguintes a actuar em toda a Europa até que se estabeleceu em Paris em 1906, com Casals. Os dois passam a viver como marido e mulher, embora nunca se tivessem casado, e acabaram por se separar em 1913.
Em 1914, Suggia trocou Paris por Londres, onde a sua reputação cresceu rapidamente. No início da década de 1920 era já uma figura prestigiada da cena musical britânica, continuando também a tocar em Portugal e Espanha.
Foi em 1923 que Augustus John pintou o seu célebre retrato.
Em 1927, casou-se com o Dr. José Carteado Mena e iniciou uma vida confortável entre o Porto e Londres. Ao longo da década de 1930 continuou a tocar e participar em concertos difundidos pela BBC.
Os anos de guerra retiveram-na em Portugal onde se consagrou sobretudo ao ensino. De 1949 é a sua aparição final no Festival de Edimburgo – um triunfo.
A Princesa do Violoncelo (alcunha pela qual era conhecida) morreu no Porto em 1950.
Monday, July 24, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment