Tem dias em que começo a escrever sobre nada.
Grande parte das vezes começo a escrever porque me apetece, mesmo sem ter grande assunto para dissertar - no entanto, não costumo publicar no blog este género de coisas. Acabo por apagar estes disparates que falam sobre nada.
No entanto, hoje vai ser diferente.
Aliás, hoje estou diferente (como eu dou graças por "não ser indiferente"!).
"E porquê?"- perguntais vós, caríssimos, se calhar não tão ansiosos por saber como devíeis!
A resposta é simples: Eu ando a filosofar!
"Pronto! É desta, pirou de vez! Qualquer dia dá-lhe o badagaio!"
Não, não, caros amigos! (sim, neste momento, tenho-vos como amigos, e não como simples leitores!) É verdade! E sabem que mais?! É BOM! É mesmo muito bom!
Comecei por ler uns livrinhos sobre filosofia, porque andava há um tempo "com vontade". Fiquei com alguma noção da História e recordei alguns nomes sonantes e respectivas teorias filosóficas (alguns dos quais, levemente abordados no secundário).
Mesmo isto que estou a fazer agora, aquilo a que uma data de artistas do início do século passado chamou de "escrita automática" está profundamente relacionado com uma corrente filosófica, o surrealismo. Ao que parece, os artistas sentavam-se em frente a uma folha ou a uma tela em branco e começavam a escrever ou a pintar, a criar, sem pensar no que estavam a fazer. Eles queriam que tudo fluísse, procuravam "deixar-se ir" - saltando umas explicações do sr. Darwin, o artista surrealista é como se fosse um medium do seu inconsciente (ou subconsciente - aínda não percebi muito bem, mas prometo pensar sobre o assunto).
Mas afinal, o que é a "criatividade"?
...
"Booom..."
...
Nestes dias cheguei à conclusão de o Darwin era muito esperto e que o Freud era genial! LOOL
Isto para não mencionar o meu querido Platão, por quem já nutria uma admiração imensa, o brilhante Sócrates (note-se que me refiro ao Sócrates da Antiguidade Clássica!!) e tantos, tantos outros.
Para quem nunca tentou aconselho começarem pela pergunta "Quem sou eu?".
Não se riam nem pensem "Bah! Ela tem a mania!".
A sério, fora de brincadeiras, olhem-se ao espelho e perguntem a vocês mesmos "Quem és tu?".
Juro que é brutal! Eu pelo menos achei uma experiência brutal. Quando foi comigo, passou-me pela cabeça que o meu reflexo me respondesse qualquer coisa.
Sabem o que fiz? Disse: "Eu sou tu!" E depois tive a olhar para mim, a pensar em quem e no que eu sou.
O caricato da situação? Em conversa sobre isto com uma amiga, ela disse "Tás a gozar?! Há um romance que começa assim!! Chama-se "O Mundo de Sofia!".
Resultado: Fui à biblioteca, requisitei o livro e li-o de fio a pavio. Por acaso até gostei muito. E em termos de filósofos acho que (na minha infinita sabedoria LOL) estão bastante bem focados os aspectos principais dos pensamentos de cada um e as ideias que os destinguem dos demais filósofos - além de que dá bastante que pensar...
Bom, mesmo que não gostem de ler ou não tenham paciência para ler o livro (há que admitir todas as possibilidades! Já estou a aprender!) é fácil e é bom fazer este género de exercícios. É simples, é só tirar nem que sejam uns minutinhos para pensarmos sobre as coisas mais banais da vida. (Note-se que não estou a falar da eterna questão "Ahhh... e será que Deus existe?". Por exemplo, houve uma questão posta no início deste último livro que achei o máximo: "Porque é que as peças do Lego são o brinquedo mais genial do mundo?")
Porquê?
...
Tentem ler, tentem descobrir!
Pensem!
Vale MESMO a pena!
P.S- Para quem começou a escrever sobre nada acho que, modéstia à parte, foi a primeira vez em que não me saí assim tão mal...!
Monday, July 30, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
mas a quem ek tu saiste....?? ....
bem olha, tenho a dizer, ha sempre uma altura na vida, seja ela quando for, em que nos perguntamos "quem sou eu?", e de facto, q ngm duvide, o quanto fundamental para a vida isso eh.... axo q eh dos melhores posts q tens ai, pena nao concluirs kek axas de ti ahah, va mto bom mesmo, bjinhs do leitor nº2
Querido PeDROCA:
Antes de mais, obrigada pelo comentário, sempre tão simpático! Neste momentos deves ser o meu leitor nº 1! LOOL
Aínda bem que gostaste!
Beijinhos*
Catarina
P.S- adorei o facto de teres assinado como "droca"!!!
oooooooooora ai esta, momento inedito no blog da mademoiselle catherine ( note-se q nao digo isto ao vivo, soa demasiado bixa -.- )
TEMOS DE FESTEJAR! champomiiiiii, whooohoooooo
bjinhs, continua pa!!
esquecime de dizer o que é INEDITO.... é o debate de pontos de vista, em relacao ao post da bloger..
isso merece um granda whooohoooo
ps: ngm para a "coisas a si"
LOL sim, acho que merece um "Wohoo"!
Mais uma vez, fico muito contente por saber que gostaste; e mais, fico muito contente pelo facto de este blog funcionar muito melhor que o hi5!!! Assim podemos ter estas conversas maravilhosas!
Este blog provavelmente não é mesmo NADA conhecido porque eu só mando o link para amigos e SÓ para amigos! Achas que o devia dar a conhecer, é? Hmmm, não sei... depois deixava de ser pessoal..!
Mas obrigada pela sugestão, querido DROCA! Agora que ando numa deestou filósofa, vou considerar a hipótese!
Beijinhos*
Catarina
Post a Comment