Saturday, January 20, 2007

Copland dixit:

"The whole problem can be stated quite simply by asking, 'Is there a meaning to music?' My answer would be, 'Yes.' And 'Can you state in so many words what the meaning is?' My answer to that would be, 'No.'"

Aaron Copland (1900 - 1990)

Não podia estar mais de acordo...
De facto, é isto mesmo, desta forma está dito o que eu acho que qualquer pessoa sente, mesmo aquelas que, apesar de nunca terem aprendido música gostam de a escutar - e não digo "ouvir" propositadamente, mas já explicarei.
O sentido está lá! Está todo lá! É claro como a água que a Música tem sentido! Mas se me dissessem "Então vá... qual é o sentido da Música? (sem limite de palavras)" eu não iria ser capaz de responder. Eu acho que é uma coisa tão incrível, tão sublime, de uma magia tão especial que não seria nunca capaz de explicar por palavras... Simplesmente porque não as há. A Música é mais que isso, ponto final.
Agora em relação à diferença entre "ouvir" e "escutar" (isto são muitas aulas de Ricardo Moita! São as inúmeras injecções de OM a surtir efeito!): para "ouvir" música é preciso "mais"! E também posso garantir que há coisas que nem todos os músicos ou estudantes de Música conseguem ouvir! Falando por mim, há coisas que aínda não consegui ouvir, apesar de já as ter escutado "n" vezes... Se as tivesse ouvido realmente não me soavam mal, ou não me parecia "horrível", etc... O porquê desta situação é elementar: simplesmente aínda não as ouvi como ouviu quem as escreveu.
No entanto, espero conseguir!
Aprender a ouvir...

Interessante...
Este post começou com uma citação sobre música e acabou com uma frase minha: "Aprender a ouvir...". O que é curioso aqui, é que esta frase se aplica a tudo (e não só à música)! Aprender a ouvir é essencial em todas as circunstâncias, sejam elas quais forem! Exemplificando através de uma situação específica: como é que será possível gostar de alguém se não o(/a) conseguimos ouvir? Pois bem, caríssimos, a resposta é, também, elementar: simplesmente não é possível!

Termino, assim, este post com mais uma citação que defende o que disse anteriormente:

"The first duty of love is to listen."

Paul Tillich (1886 - 1965)


Música que estou a ouvir: Concerto no. 1 para Violino e Orquestra de Max Bruch

Estado de Espírito: bem disposta! (Está um dia lindíssimo!)

No comments: