Thursday, August 16, 2007

São Martinho do Porto, Verão de 2007

Estou de volta, caros amigos, mas confesso que não tinha saudades...
Cheguei ontem de São Martinho e depois de uns 15 dias como estes últimos, o que eu menos queria era regressar à capital (que ontem à tarde me pareceu horrorosa!)...
Mas pronto, como o que tem de ser tem muita força, cá estou.

Há muitos momentos e situações a apontar, mas a verdade é que grande parte das mesmas são bastante pessoais, pelo que este post vai ser 3C's (para quem já não se lembra, "Curto, Claro e Conciso").
Assim, comecemos por referir as diárias "idas ao pão". Cerca das 2.15h da manhã, um grande grupo de gente deslocava-se à fantástica padaria para ir buscar pães com chouriço, folhados mistos ou croissants com chocolate, gila, ou doce de ovos (graças a Deus, só coisas saudáveis!) acabadinhos de sair do forno, alguns aínda a escaldar! Os mais dedicados às respectivas famílias, volta e meia levavam uns quantos croissants para o pequeno almoço do dia seguinte (que queridinhos!).
Impensável seria não referir as idas ao "Mtah Nitah", um dos supermercados de São Martinho. Tantas vezes que lá fui, credo, em busca de champõs, amaciadores, fruta e chás de cavalinha (para a Maria) e de dente de leão (uma das grandes aquisições deste ano! Raios partam os diuréticos! Malditos chás...). Atenção, senhores, o supermercado chama-se "SuperLinda", o "Mtah Nitah" foi a melhor expressão que a Maria inventou para o enunciar! (este meu português...!) - Marie, o mérito é "tôte tseu!" (PJ - não acredito que aínda gozamos com a Mariana à conta disto!).
Sobre o frio desgraçado que passámos todas as noites, pouco há a dizer. Tenho só que deixar o meu agradecimento ao João Gonçalo que me emprestou 2 vezes as suas camisolas!
Por falar em "João Gonçalo", lembrei-me de outra coisa! Numa destas noites (não me lembro ao certo da qual) fomos a casa dele, para uma noite de poker e de "Truth or Dare", que é como quem diz "Verdade ou Consequência". Meu Deus, que vista fabulosa!!! Só queria que pudessem ter lá estado... Sabem aquela sensação óptima quando acabamos de acordar, está um dia fantástico e nos vamos espreguiçar para a janela/varanda/terraço/jardim?! Bem, multipliquem-na por 100 - a vista do João G. marca pontos!! A sério, que sítio fabuloso... Até comentei que se tivesse aquilo todos os dias, quase nunca sairía de casa...

- Ao longo destes dias, li o último Harry Potter, livro que virou tema de conversa recorrente... Na minha opinião é o melhor dos sete livros (se bem que eu adorei o primeiro!!). -

A última noite foi fantástica! Pelo menos, o princípio da mesma assim foi! "Gala de Ópera, em Óbidos"! Como eu já tinha saudades de ouvir Música!!! Apesar de ter sido um bocadinho (e cito um grande maestro:) "festival da canção", adorei!!! Obrigadíssima pelos bilhetes!!! (Manel, estou a dever-te um café!) Num espaço fabuloso, com as muralhas do castelo como cenário, um programa muitíssimo bem escolhido, com direito a fogo-de-artifício e aínda por cima, em óptima companhia, a noite não podia ter sido melhor! - até se dançou a valsa e tudo!
Finalmente, faço uma pequena referência às situações, expressões e músicas que marcaram estes 15 dias:
"mtah nitah"
"noivo"/"noiva" - Manuel Gabirra
"chica galante" - esta é melhor não explicar, não vá alguém ficar ofendido...
"-O que é que estás a fazer?
-Tou a pôr-te aínda mais sensual" -LOOOOL
"Não percas!"
"YEEES, a minha mãe disse que se pró ano tiver dinheiro me deixa ir ao curso de vela!" - esta foi das melhores. Na praia de S. Martinho, uma miúda de 8 anos "toda bem", manifesta a sua alegria aos berros, ante o embaraço da mãe que, como viemos a perceber, estava falida...!
"- Como é que os putos são todos loiros se os pais são quase todos morenos...?!" - questão que nos punhamos frequentemente e que originou dois tipos de resposta:
"- Ou há aqui uma falcatrua e montes de testes/alterações genéticas ou os putos são todos filhos do padeiro!" LOOOOL
tentativa falhada de fuga para o Solar
passeios que me fartei de dar, descalça (quem me conhece sabe como eu gosto de andar descalça! Quem não conhece, agora fica a saber.)
"Rise up"
"Solta o frango"
"Dave Mathews"
"li Biamo"
"O sole mio"
"I am 16 going on 17"
"Disney" - na praia com a Caro"LINA" (LOL) e a Matilde, é mesmo o melhor!
"Ó Gente da minha terra"
"Con té partiro" - aquilo é que foi chorar que nem umas "Madalenas arrependidas"

E pronto, penso que está tudo...
Cheia de saudades, despeço-me de muitos e (alguns bons lool) amigos...!
Felizmente talvez vá a S. Martinho na véspera dos meus anos, para o Baile de Chitas!! A esperança é a última a morrer...!

Esta tentativa de relato bastante mediocre é dedicada aos amigos que por lá ficaram...

2 comments:

JMP said...

Dave Matthews ficou-te no ouvido?

Catarina said...

Ficou... de tal maneira que o tenho ouvido todos os dias, ao mesmo tempo que recordo com saudade os dias tão bons que passámos em São Martinho..!
Um beijinho*