Tuesday, January 30, 2007

It's nor Unusual...

It's not unusual to be loved by anyone
It's not unusual to have fun with anyone
but when I see you hanging about with anyone
It's not unusual to see me cry,
oh I wanna' die
It's not unusual to go out at any time
but when I see you out and about it's such a crime
if you should ever want to be loved by anyone,
It's not unusual it happens every day no matter what you say
you find it happens all the time
love will never do what you want it to
why can't this crazy love be mine
It's not unusual, to be mad with anyone
It's not unusual, to be sad with anyone
but if I ever find that you've changed at anytime
it's not unusual to find out that I'm in love with you
whoa-oh-oh-oh-oh

Grande Tom Jones, "grande som!" (como diria o Pedro, LOL)
De facto, é verdade... e apesar de agora estar a ouvir uma música que não tem nada a ver com esta (agora estou a ouvir uma música fantástica que o André me mandou!), apeteceu-me deixar aqui esta letra, talvez por ser especial, ou talvez só porque é uma música que me deixa sempre bem-disposta - e hoje estou bem precisada de músicas assim!

Estou aborrecidíssima, porque com o braço neste estado não tenho podido tocar... agora só mesmo para a semana...!

Finalmente, em rrelação ao terrível teste de português, a minha professora veio dizer-me que "Não estava assim tão mau!" que "Até tem respostas bastante boas!"... Sinceramente não sei como é que é possível porque nunca um teste de português me tinha corrido assim... Mas pronto, menos mal, então..!

Música que estou a ouvir: A Kiss to Build a Dream On - Rod Stewart
Estado de Espírito: um bocadinho aborrecida..!

Monday, January 29, 2007

Finalmente!

Parece impossível!!!
Depois de dias, semanas, MESES a pedir (desde Setembro que ando nisto!) chegaram HOJE as fotografias do Verão de 2006 em São Martinho!
Que saudades, bolas...! Dos dias, das situações, das expressões que só uso com aquelas pessoas, dos momentos, daquele sítio, das pessoas...!
E citando a minha querida Marianoca: "O meu verão não acabou!" - és a pior!!!=P
(As fotografias até ficaram bastante bem! Parabéns ao nosso querido fotógrafo de serviço: Sô. Manel Gabirra!)
Apeteceu-me escrever só para dizer que tenho saudades disso tudo..!

Hoje tive um teste de português absolutamente terrível... Também, vindo daquela alminha não podia esperar nada de muito melhor... Epa, mas eu até gosto de português...! Aquilo hoje foi mesmo mau...! Tou para ver a magnífica nota que se avizinha (mas que só irei receber quando aquela senhora se dignar a entregar o maldito teste - coisa que só deve acontecer lá para daqui a 15 dias, portanto, menos mal...!)...

E queria aínda acrescentar uma pequena questão para uma reflexão posterior: "Qual é o problema que as pessoas têm em admitir que estão apaixonadas?"
Fica para pensar um dia destes...!

Música que estou a ouvir: Amor em Paz - Milton Banana
Estado de Espírito: qualquer coisa como uma salada de frutas! Há de tudo à mistura... estou com saudades (e portanto, estou um tanto ou quanto nostálgica), estou irritada com o teste de português e com a avestruz da minha professora, mas estou bem disposta à mesma, de sorriso na cara, nesta noite que, apesar dos gélidos 3ºC que se fazem sentir na rua, está magnífica...

Monday, January 22, 2007

Felizmente há Amigos...!

(Cheguei ao título deste post adulterando o título do livrinho que tive de ler de Luís de Sttau Monteiro ("Felizmente há Luar!") e adaptando-o à minha situação actual...)

Felizmente existem aquelas pessoas a quem chamamos "amigos"...!
- Atenção, quando eu digo amigos não falo daquelas pessoas com quem nos rimos de quando em vez e que até podem ser umas jóias, mas depois, quando há problemas, desaparecem à velocidade da luz... -
Tou a falar de Amigos, mesmo!
Daquelas pessoas que estão para tudo e mais alguma coisa!
Que ouvem as mesmas lamúrias e lamentações 50 vezes ou mais sem nunca se queixarem!
Que riem connosco, que choram connosco, que pensam connosco (e nem sempre como nós!), que falam connosco, que nos ouvem, que se divertem a sério connosco, que nos consolam, que nos fazem sentir bem ou melhor (dependendo das circusntâncias...).
Aquelas pessoas especiais a quem podemos e devemos dizer um sincero e profundamente agradecido "obrigada!" porque sem elas o nosso mundo seria diferente!
Os meus amigos, por exemplo, já ouviram de tudo (desde piadas secas a palestras infindas sobre religião) e já aguentaram de tudo (desde ataques de riso incontroláveis e gargalhadas peculiares e bastante sonoras a soluços e lágrimas pesadas e intermináveis...):
Enfim, são essas pessoas que alinham nos maiores disparates, mas que nos criticam (positivamente) e sabem chamar à atenção sempre no momento oportuno!
Pessoas que se preocupam, que gostam tanto de nós como nós delas e com quem nos sentimos confortáveis para fazer/falar/ouvir/ o que quer que seja!

Aos meus Amigos (aqueles de verdade!!! e que acabam por ser menos do que aquilo que pensamos! - sim porque de vez em quando surge o factor desilusão... mas não falemos de coisas tristes!):
Muito do que tenho, sou e faço, não tenham dúvidas, é a vocês que devo!
Gosto MUITO de vocês! (e MUITO é mesmo MUITO!!!)
Obrigada por tudo!
Por tudo mesmo...!

Aos leitores:
Peço descupla pela semalhança que existe entre os conteúdos deste post e o daqueles e-mails em cadeia manhosos que lá vamos recebendo de quando em vez...
É que, apesar de estar bem disposta, está-me MEEEEEESMO a apetecer muito dizer estas coisas pirosas e lamechas (que acabam por ser muito verdadeiras.)..!
Bem haja!

Música que estou a ouvir: "Wake me up before you go - George Michael"
Estado de Espirito: Muito grata! (acho que é a expressão mais próxima do meu estado de espírito actual...)

Saturday, January 20, 2007

Copland dixit:

"The whole problem can be stated quite simply by asking, 'Is there a meaning to music?' My answer would be, 'Yes.' And 'Can you state in so many words what the meaning is?' My answer to that would be, 'No.'"

Aaron Copland (1900 - 1990)

Não podia estar mais de acordo...
De facto, é isto mesmo, desta forma está dito o que eu acho que qualquer pessoa sente, mesmo aquelas que, apesar de nunca terem aprendido música gostam de a escutar - e não digo "ouvir" propositadamente, mas já explicarei.
O sentido está lá! Está todo lá! É claro como a água que a Música tem sentido! Mas se me dissessem "Então vá... qual é o sentido da Música? (sem limite de palavras)" eu não iria ser capaz de responder. Eu acho que é uma coisa tão incrível, tão sublime, de uma magia tão especial que não seria nunca capaz de explicar por palavras... Simplesmente porque não as há. A Música é mais que isso, ponto final.
Agora em relação à diferença entre "ouvir" e "escutar" (isto são muitas aulas de Ricardo Moita! São as inúmeras injecções de OM a surtir efeito!): para "ouvir" música é preciso "mais"! E também posso garantir que há coisas que nem todos os músicos ou estudantes de Música conseguem ouvir! Falando por mim, há coisas que aínda não consegui ouvir, apesar de já as ter escutado "n" vezes... Se as tivesse ouvido realmente não me soavam mal, ou não me parecia "horrível", etc... O porquê desta situação é elementar: simplesmente aínda não as ouvi como ouviu quem as escreveu.
No entanto, espero conseguir!
Aprender a ouvir...

Interessante...
Este post começou com uma citação sobre música e acabou com uma frase minha: "Aprender a ouvir...". O que é curioso aqui, é que esta frase se aplica a tudo (e não só à música)! Aprender a ouvir é essencial em todas as circunstâncias, sejam elas quais forem! Exemplificando através de uma situação específica: como é que será possível gostar de alguém se não o(/a) conseguimos ouvir? Pois bem, caríssimos, a resposta é, também, elementar: simplesmente não é possível!

Termino, assim, este post com mais uma citação que defende o que disse anteriormente:

"The first duty of love is to listen."

Paul Tillich (1886 - 1965)


Música que estou a ouvir: Concerto no. 1 para Violino e Orquestra de Max Bruch

Estado de Espírito: bem disposta! (Está um dia lindíssimo!)

Friday, January 19, 2007

Carta escrita pelo marmanjo que não queria ir à tropa:

"Exmo. Sr. Ministro da Defesa,

Venho deste modo explicar-lhe uma situação delicada que tem vindo a ocorrer, de maneira a poder obter um eventual apoio vindo de Vossa Exa:

Tenho 24 anos e fui esta semana chamado para ir à tropa. Sou casado com uma viúva de 44 anos, mãe de uma jovem de 25 anos, da qual sou padrasto. O meu pai, por seu lado, casou-se com essa jovem em questão. Neste momento, o meu pai passou a ser o meu genro, uma vez que se casou com a minha filha. Deste modo, a minha filha, ou chamemos-lhe, enteada, passou a ser a minha madrasta, uma vez que é casada com o meu pai.
A minha esposa e eu tivemos, no mês passado, um filho. Esse filho tomou-se o irmão da mulher do meu pai, portanto o cunhado do meu pai. O que faz com que seja o meu tio, uma vez que é o irmão da minha madrasta. O meu filho é, portanto, o meu tio...
A mulher do meu pai teve no Natal um rapaz, que é ao mesmo tempo o meu irmão, uma vez que ele é filho do meu pai, mas o meu neto por ser o filho da minha enteada, filha da minha esposa. Desta maneira sou o irmão do meu neto!
E como o marido da mãe de uma pessoa é, geralmente, o pai da mesma, verifiquei que sou o pai da minha esposa e o irmão do meu filho.
Resumindo: sou o meu avô!!!

Deste modo, Sr. Ministro, peço-lhe que estude pacientemente o meu caso, porque a lei não permite que o pai, o filho e o neto sejam chamados à tropa na mesma altura. Agradecendo antecipadamente a sua atenção, mando-lhe os meu melhores cumprimentos."


Obrigada pelo e-mail! Adorei=D

Thursday, January 18, 2007

Palavras Sábias:

"As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas?
-Ama-as assim mesmo.

Se fizeres o bem, vão acusar-te de teres motivos interiores que são egoístas?
-Faz o bem assim mesmo.

Se fores bem sucedido ganharás falsos amigos e verdadeiros inimigos?
-Sê bem sucedido assim mesmo.

O que fizeres hoje será esquecido amanhã?
-Fá-lo assim mesmo.

Honestidade e franqueza hão-de tornar-te vulnerável?
-Sê honesto e franco assim mesmo.

As pessoas olham para os desfavorecidos mas seguem apenas os bem sucedidos?
-Luta pelos desfavorecidos assim mesmo.

O que demoraste um ano a construir sera destruido numa noite?
-Constrói assim mesmo.

As pessoas precisam mesmo de ajuda, mas atacam quem as tenta ajudar?
-Ajuda-as assim mesmo.

Dás ao mundo o melhor que tens e sentes que nada recebes em troca?
-Ainda assim, dá ao mundo o melhor que tens, PORQUE NUNCA SE TRATOU DE ALGO ENTRE TI E ELES, SEMPRE FOI ENTRE TI E DEUS!"

Madre Teresa de Calcutá

O sô. leitor manda!

Recentemente, um amigo e leitor do blog disse que achava interessante eu terminar os meus posts referindo a música que estava a ouvir enquanto escrevia e o meu estado de espírito...
Repliquei que talvez fosse pouco original além de que quem me conhecesse (e isto disse-me uma amiga minha que também é leitora assídua do "coisas à mim") seria capaz de me conseguir ouvir dizer o que estava a ler.
Ele insistiu e enfim, eu peço desculpa aos demais leitores pela eventual falta de originalidade, mas passarei a terminar os próximos posts da maneira assim referida.
Obrigada pela sugestão!

Fazendo, assim, jus ao que foi dito acima:
Música que estou a ouvir: Crystal Ball (Keane)
Estado de Espírito (vou resumir o mais possível! Não sei porquê, mas hoje sinto-me perfeitamente capaz de de escrever uma dissertação de 3 páginas sobre o meu estao de espírito actual): bem-disposta, mas com uma levíssima sensação de nostalgia...

P.S- Devo, aínda, uma explicação aos leitores mais atentos que repararam que o "Mademoiselle Catherine" passou a chamar-se "Coisas à Mim..." (apesar do link se manter). Bem, o nome do blog vem da expressão tão usada por grande parte dos meus amigos depois de eu dizer qualquer coisa: "É mesmo coisa à Catarina...". pareceu-me, assim, por bem, alterar o nome do blog para "Coisas à Mim...", nome este que se adequa perfeitamente. Em relação ao rumo do blog, não está prevista nenhuma alteração...
Um enorme bem haja!

Crítica Literária I

Acordei com uma vontade terrível de vir para aqui escrever, mas havendo falta de melhor assunto lembrei-me de falar dos meus livros!
A minha professora da primária disse-nos uma vez que o livro é o nosso melhor amigo... isso também não sei, mas é seguramente uma das melhores companhias do mundo! (então se vier acompanhado de maçãs verdes... Ui, não podia ser mais perfeito!)
Acabei na segunda feira "O Primo Bazílio"... tenho a dizer que é do meu Eça e basta.
Adorei!
Amei!
Aconselho a todos! Quem gostou d' "Os Maias" também vai adorar de certezinha!
É absolutamente brilhante! É genial, dentro daquele género incrível e particular a que o querido Eça nos habituou!
Comecei ontem a ler um chamado "A Mão de Rasputine" (eu adoro esta história!!! Rússia no início do séc. e a queda da família Romanov! Acho super intrigante e fantástica porque consegue como poucos episódios da história mundial ser simplissíssimo e ao mesmo tempo estupidamente complexo!), mas como infelizmente não tenho tido muito tempo para ler (e só vou no terceiro capítulo...) aínda não posso tecer as minhas considerações sobre a obra.
Sinceramente acho que estou numa "onda" de Eça... Perdão, eu estou numa maré eterna de Eça de Queiroz porque para mim ele veio para ficar! Os próximos a ler serão (por ordem de preferência:) "A Tragédia da Rua das Flores" - principalmente porque se passa pertíssimo da minha casa!-, "A Relíquia", "O Conde de Abranhos" e finalmente "A Cidade e as Serras"...
Depois... logo se vê!
Nas férias li aínda "Inês de Portugal" de João Aguiar (para um trabalho de História da Música) e "Felizmente Há Luar" de Sttau Monteiro. Em relação ao "Inês de Portugal" tenho a dizer que até gostei porque nos é apresentada uma D. Inês interesseira e calculista (precisamente o contrário daquela "fermosa dama, pura, inocente e indefesa" a que tantos autores - como, por exemplo, Camões - nos habituaram.) o que me parece um ponto de vista legítimo, extremamente interessante e, na minha opinião, a analisar. No que toca ao Sttau Monteiro vou ser muito sincera. Não gostei de todo. Até fiz um esforço, mas não houve nada que me despertasse a atenção ou o interesse. Nem a escrita do autor, nem os personagens, nem o próprio episódio sobre o qual gira a história "a prisão e morte do general Gomes Freire de Andrade"... Tenho pena, mas a única coisa que ficou foi mesmo o título, que agora é constantemente empregue nas conversas entre amigos e colegas de turma... (tudo o que se diz termina com qualquer coisa como: "Felizmente havia luar!" ou "Sabes que mais?! Felizmente há luar!" "A sorte é que há luar..." etc...)

E penso que por hoje é só...
Queria só dizer a todos para se sentirem livres de (se quizerem, como é óbvio!) deixar aqui também as vossas críticas/sugestões/comentários literários! Serão sempre bem-recebidos!
Honestamente, voltarei a escrever quando me apetecer, se bem que tal deve estar para breve porque ultimamente tenho sentido uma necessidade imensa de escrever!

Apetece-me despedir-me com uma expressão que apesar de ser bastante pessoal e despropositada é linda por ter vindo de quem veio:
"Adoro-vos mil!!!"
Agora, sim, até breve*

Sunday, January 14, 2007

Coisas Preferidas:

Gosto de Música!
Adoro Música!
Venero-a, idolatro-a, amo-a... o que quizerem, tudo serve!
Gosto imenso de tocar violoncelo!
Gosto do meu violoncelo António Vasco (que apesar de estar prestes a vender, vai ser sempre "meu"!) e gosto do violoncelo que aí vem (que aínda se encontra por baptizar, mas que terá um nome qualquer de origem russa...)!
Se há pessoas a quem a Música diz muito, acreditem que a mim diz mesmo tudo!
Adoro ler! Aliás, amo ler num sítio sossegado (de preferência numa sombra ao ar livre) a roer maçãs! Um bom livro e uma cesta cheia de maçãs verdes: se não é a melhor companhia do mundo é das melhores!
Gosto dos meus amigos!
Gosto deles...
Gosto delas...
Mesmo muito!
Gosto imenso de jantar! Gosto muito, portanto, de jantares com os amigos!
Gosto de ir ao cinema...
Adoro filmes portugueses!!! - mas os antigos!
Adoro a praia!
Gosto muito dela no Verão...
... e aínda mais no Inverno!
Adoro flores, principalmente Camélias! É a minha flor preferida! Acho-a absolutamente perfeita!
Gosto de todas as cores!
Gosto do cheiro de brownies a sair do forno...
Gosto imenso de chá de alecrim ou lúcia-lima!
Adoro comida saborosa!
Gosto de experimentar um prato novo ou diferente...
Gosto de pão acabado de fazer com manteiga!
Gosto de chocolate...
Gosto de maçãs verdes super-ácidas daquelas que fazem mesmo muita impressão!
Adoro dias de sol radiante e céu azul - põem-me extremamente bem-disposta!
Gosto de respirar fundo!
Gosto de um banho de água a escaldar quando chego a casa toda molhada e gelada porque apanhei uma grande molha quando ia na rua...
Só gosto de chuva quando estou em casa, embrulhada na minha manta polar vermelha do IKEA, à lareira, a ver um bom filme e a beber chocolate quente!
Amo Mação!
Amo aínda mais o facto de poder respirar fundo quando lá chego, e dizer: "cheirinho a Mação!" - há quem saiba de que sensação estou a falar!
Gosto de piadas secas...
Gosto de músicas pirosas e/ou lamechas!
Adoro sorrisos!
Adoro gargalhadas!
Adoro ver fotografias antigas...
Gosto imenso de andar de vestido...
Gosto de pastilhas elásticas...
Gosto de escrever...
Gosto de passear...
Gosto imenso de falar com as pessoas (especialmente se se tratar de uma discussão qualquer sobre um assunto interessante e polémico!)
Amo o Natal!
Adoro músicas de Natal!
Adoro ir ver as iluminações de Natal!
Gosto muito das noites geladas que nos fazem andar todos agasalhados, com casacões, cachecóis e luvas!
Gosto (ocasionalmente) de estar apaixonada! E digo "ocasionalmente" porque me refiro àquela fase mais pirosa do estar apaixonado em que achamos que o mundo é uma beleza, que o céu está mais azul e que o sol até brilha mais, etc...
Adoro descer a rua Garret...
Gosto de surpresas (e não de imprevistos!)
Gosto quando excedem as minhas espectativas!
Gosto aínda mais quando eu excedo as minhas próprias espectativas!
Gosto muito de mãos...
Adoro olhar nos olhos!
Gosto de gostar das pessoas (especialmente, os amigos!)
Adoro todas estas pequenas grandes coisas que me fazem sentir realmente Bem!
Finalmente, adoro ser como sou...
Gosto de ser Feliz!!!

Thursday, January 04, 2007

"What does your name mean?"

Mandaram-me isto por email e sem nenhuma razão em concreto resolvi ver o que é que queria dizer o meu nome.
Escrevi-o e enquanto esperava que aparecesse o que eu já sabia (que "Catarina" vem do grego "Katharós" e significa "pura"- se não me falha a memória!) apareceu uma tabela que indica o que cada uma das letras do meu nome representa!
Tive alguns problemas em inserir aqui a dita tabela, pelo que irei apenas apresentar os resultados obtidos:

C stands for Captivating
A stands for Artistic
T stands for Timeless
A stands for Amorous
R stands for Responsible
I stands for Intelligent
N stands for Naughty
A stands for Astounding

"N stands for naughty?!" Só podem estar a brincar..!
Enfim, resolvi partilhar a tabela (e as gargalhadas que se soltam inevitavelmente após a leitura da mesma! De facto, é surreal!) convosco... deixo aínda o link para que vejam o que é que significa o vosso nome! Não dá trabalho e pode ser que dê qualquer coisa disparatada como o meu..!
Isto só visto...! "Naughty", eu..!?
Ai, Jesus..!

What Does Your Name Mean?

Mensagem de Ano Novo:

Aínda demorei 3 dias para decidir o que ia escrever aqui para assinalar o Ano Novo...
Resolvi optar por um pequeno resumo do ano que passou e aínda por uma mensagem que prometo ser curta, clara e concisa (os 3 C's bem ao meu gosto!), mas riquíssima em conteúdo!
Pois se o Papa, O Presidente da República, o Primeiro Ministro e o Cardeal Patriarca podem deixar as suas mensagens nesta época de festividades, porque raio não hei eu de poder?! Claro que não posso ir para a TV falar ao Mundo, mas posso através deste meu "espaço" (que tanto prezo!) dirigir-me aos meus leitores (que prezo tanto ou ainda mais!)...
Assim, a minha mensagem resume-se ao seguinte:

"Carpe Diem, caríssimos!"

- curta, clara e concisa, como prometi que seria.

Resumo, também ele 3C's, do ano 2006:

Este ano foi muito importante para mim, se é que não foi o mais importante até hoje! Foi absolutamente decisivo em muitos sentidos e penso que cresci muito (não em altura, como é óbvio - eu continuo baixinha..! - mas espiritualmente!)...
2006 ficou bastante marcado pelas novas experiências, descobertas (tão importantes e decisivas como nenhuma outra!) e pelos novos e grandes amigos!
Não me esqueço de agradecer tudo o que este ano teve de bom! Aliás, já o comecei a fazer... e não meu refiro a Deus! A Ele agradeço eu todas as noites! (Costumamos, até, ter conversas bastante animadas sobre os nossos dias...! Ele é interessantíssimo e tem sempre imenso a dizer!)
Estava mesmo a falar de VOCÊS: os meus amigos, a minha família, alguns professores (okaay, todos os professores, mesmo os menos bons!), as pessoas com quem me cruzei durante este ano, os meus leitores, enfim, TODOS os que neste ano que passou estiveram presentes na minha vida! A vocês dirijo o meu mais sincero OBRIGADA! Pelas situações e por todos os momentos que fizeram com que o meu ano se tivesse tornado MUITÍSSIMO ESPECIAL! - tudo graças a vocês, não há dúvida!
Os momentos menos bons também se devem agradecer. Pelo menos eu sou dessa opinião... Unica e exclusivamente porque acho que nos fazem crescer aínda mais.

Finalmente, e aínda em relação à minha Mensagem de Ano Novo, tenho só e apenas a acrescentar que não digo mais nada porque naquelas duas palavrinhas está tudo dito! Ou pelo menos, tudo aquilo que eu acredito que É PRECISO ser dito!
"Sieze the day!" - é isto mesmo!
Ou como ouvi, já não me lembro onde: "A Vida são dois dias... FAZ DIRECTA!"
Digam tudo o que sentem que TÊM de dizer na hora (eu sou particularmente boa a fazer isto...)!
Não deixem as coisas para o dia seguinte!
Façam aquilo que vos faz sentir plenamente realizados, bem convosco próprios, bem com os outros, FELIZES (e não contentes! - não me interpretem mal! Mas quando surgir a oportunidade falarei sobre "contentamento!") porque é isso que importa!
A Vida é um dom de Deus! - eu considero-a "um estado de Graça"! - Agradece-o e APROVEITA!!!

A todos os caríssimos que por aqui passarem, os meus mais sinceros votos de um excelente 2007, vivido em pleno e (BEM!) aproveitado ao máximo!
Beijinhos a todos*
E façam o favor de ser felizes!

CARPE DIEM 2007!!!